Chuvas retornam ao Espírito Santo, mas não amenizam perdas no conilon

0

Na última semana de junho, o norte e noroeste do estado do Espírito Santo voltou a registrar chuva após quatro meses abaixo da média histórica de precipitação mensal, e na sequência de um 2015 extremamente seco. Veja, abaixo, dados comparativos com a média da série histórica de precipitação da estação meteorológica localizada no município de São Gabriel da Palha (ES), produzidos pelo serviço de hidrometeorologia do Incaper:

A importante região produtora de conilon abriga a sede da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel). De acordo com o gerente de Assistência Técnica da Cooabriel, Wander Ramos Gomes, a chuva ocorreu, pelo menos, de 27 a 3 de julho, em média 30 a 50 mm.

O volume ajudou as plantas por duas a três semanas, mas não foi suficiente para levar água aos reservatórios que são a base para a irrigação do estado, explica Wander. “Já ajudou. Sobre a secagem dos grãos, pode influenciar em alguns cafés que estavam no terreiro, não temos esses números ainda”, pontuou o engenheiro agrônomo. “Caso essa chuva permaneça por um período mais longo, podemos ter um alívio, melhorando as expectativas dos cafeicultores”.

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão para o estado segue com tendência de chuva no início da semana, mas o clima pode se estabilizar até o dia 8. Confira, abaixo:

6 de julho
Na quarta-feira, o ar seco associado a um sistema de alta pressão deixará o tempo com predomínio de sol em quase todo o Espírito Santo. Possibilidade de chuva passageira no começo do dia apenas nas cidades litorâneas próximas à divisa com a Bahia. Poucas nuvens e sem expectativa de chuva nas demais áreas do Espírito Santo, incluindo a região metropolitana. O vento sopra com até moderada intensidade pelo litoral sul no período da noite.

7 de julho
Quinta-feira de pouca nebulosidade, sem expectativa de chuva sobre o Espírito Santo. Durante a noite, a passagem de um sistema frontal em direção ao litoral capixaba provoca um aumento de nuvens no setor sudeste do estado, inclusive na Grande Vitória. Mesmo assim, não deve chover nesta área. O vento sopra com até moderada intensidade por toda a faixa litorânea entre a tarde e a noite.

CaféPoint

Compartilhar:

Deixar um Comentário