O Brasil enviou 752,7 mil sacas de 60 kg aos árabes nos oito primeiros meses deste ano, contra 900,3 mil em iguais meses de 2015.
Em receita, a queda nas exportações para o mercado árabe foi ainda maior, de 24%. Isso porque os preços do café vendido para a região neste ano foram menores que os do mesmo período do ano passado. O Brasil faturou US$ 102,2 milhões com comercialização de café aos árabes até agosto de 2016 e US$ 135,3 milhões em iguais meses de 2015.
No geral, as vendas internacionais do café brasileiro recuaram 11% em volume nos oito primeiros meses deste ano sobre o mesmo período de 2015 e 23,8% em receita. O preço médio da saca caiu 14,3% em igual comparação. O faturamento gerado pelo produto no comércio internacional foi de US$ 3,1 bilhão, com 20,9 milhões de sacas e preço de US$ 149,36.
Também houve queda na exportação de café em agosto individualmente. O recuo foi de 7,4% em volume, para 2,6 milhões de sacas, e de 6,9% em receita, para US$ 430,4 milhões. Mas o Cecafé destaca o avanço de 37% sobre julho, em volume.
“Após um período de entressafra, certamente teremos um crescimento gradativo e sustentável daqui para frente, uma vez que o café brasileiro, considerado como um dos mais qualificados do mundo, continua com a demanda necessária e crescente”, disse o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, segundo material divulgado pela entidade.
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