Brasil reassume direção da Organização Internacional o Café

0
Foto: PressMedia/OIC

Foto: PressMedia/OIC

O primeiro dia da 117ª sessão do Conselho Internacional do Café, que acontece em Londres, foi estratégico para a cafeicultura brasileira. Robério Oliveira Silva será o diretor-Executivo da Organização Internacional do Café (OIC) pelos próximos dois anos e meio.

“O Brasil volta com prestígio e mérito a liderar os debates de café no mundo Robério reúne as condições necessárias para defender e promover a cafeicultura. Experiente, já desempenhou a função e conhece bem as necessidades e os desafios do setor. O Brasil é um grande gerador das receitas financeiras da OIC, principal produtor e exportador mundial de café e segundo consumidor mundial do produto. Por essas e outras circunstâncias é muito importante e estratégico que um brasileiro ocupe a função”, destaca o deputado Federal Evair Vieira de Melo (PV-ES), que integra a delegação brasileira presente nos trabalhos da OIC em Londres.

A condução do brasileiro à diretoria da OIC acontece menos de um mês após o Governo Federal quitar o pagamento anuidade de R$ 1.561.066,39, que estava pendente desde setembro de 2015, o que provocou a suspensão do Brasil dos acordos internacionais e tirou o direito a votar e a ser votado na OIC.

A delegação brasileira em Londres é formada pelo embaixador Hermano Telles Ribeiro, pelos deputados Federais Evair de Melo, Carlos Melles e Silas Brasileiro (Frente Parlamentar Mista do Café no Congresso Nacional, Conselho Nacional do Café – CNC e Organização das Cooperativas Brasileiras), Joaquim Pedro Penna (Conselheiro das Organizações Internacionais), Nelson Ferreira da Silva Carvalhaes e Carlos Henrique Jorge Brando (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – CECAFÉ), Fernando Pimentel (governador de Minas Gerais), João Cruz Reis Filho (secretário da Agricultura/MG) e outros integrantes do CNC.

A 117ª sessão do Conselho Internacional do Café da OIC prossegue até sexta-feira (23). Em pauta diversos ciclos e rodadas de negociações e discussões sobre mercado e financiamentos do setor; credenciamento de novos delegados na OIC; composição de comitês (Promoção e Desenvolvimento de Mercado; Projetos; Finanças e Administração; Estatística); revisão de estratégias e aplicação dos recursos do fundo especial.

Campo Vivo com informações de assessoria

Compartilhar:

Deixar um Comentário