O deputado federal Evair de Melo (PV-ES) protocolou na Comissão de Agricultura, Pecuária, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara Federal, requerimento para realizar audiência pública para debater as informações divulgadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos referentes à previsão de produção da safra do café brasileiro 2016/2017.
“Existe uma diferença de 4,5 milhões de sacas e isso é um grande impacto na política cafeeira. Por isso, é necessário que possamos saber das autoridades responsáveis pelo levantamento da produção, como foram feitas essas projeções e porque existe uma diferença tão grande em relação aos números exibidos pelo órgão americano”, disse o deputado Evair de Melo.
O Departamento de Agricultura americano estimou que a próxima safra brasileira deverá atingir 56,1 milhões de saca de café, enquanto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou, para o mesmo período, uma produção de 49,6 milhões.
Como participantes da audiência estão sendo convidados o Conselheiro Agrícola da Embaixada dos Estados Unidos; o engenheiro agrônomo do consulado americano em São Paulo e integrantes do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Fundação Procafé, do Conselho Nacional do Café, da Organização das Cooperativas Brasileiras, da Conab e do Programa Estadual de Cafeicultura do Espírito Santo. “È importante que esses dados sejam conhecidos para termos mais segurança no mercado e evitando que se instale a política da especulação predatória”, finalizou o deputado.
O pedido deverá ser analisado em regime de urgência e a data será marcada logo após a deliberação dos integrantes do CAPADR.
Campo Vivo com informações de assessoria