Workshop vai debater diversificação na agropecuária no Caparaó e no Sul do Estado

0
Foto: Seag

Foto: Seag

Com o objetivo de debater a diversidade na produção agropecuária nas regiões Sul e do Caparaó do Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com outras instituições, vai promover, neste mês, o Workshop de Diversificação Agropecuária. Serão realizados 10 eventos em nove municípios capixabas.

O primeiro Workshop da série ocorreu nesta quarta-feira, das 9 às 12 horas, no Núcleo dos Idosos de Presidente Kennedy. Lá, foram debatidos os seguintes temas: produção intensiva de leite a pasto, criação de ovinos, conservação da água e do solo nas propriedades e linhas de créditos.

Já na quinta-feira (15), haverá debate das 9 às 12 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Alfredo Chaves, para falar de produção de palmito, como construir caixas secas para armazenar água, produção de frutas e linhas de crédito. E no Cras de Itapemirim, o workshop será das 15 às 18 horas, para falar de florestas extrativistas, cultivo da pimenta aroeira, manejo de irrigação e linhas de créditos.

“Esses Workshops, em um total de 10, surgiram a partir dos anseios identificados nas oficinas do PEDEAG (Plano Estratégico da Agricultura Capixaba) realizadas recentemente, levando aos agricultores familiares da região sul e do Caparaó sistemas produtivos alternativos. Em cada município serão discutidos dois temas principais e dois transversais de acordo com as necessidades locais”, explicou o coordenador de projetos da Gerência de Agroecologia e Produção Vegetal, Pedro Carvalho.

Cada assunto será abordado por um palestrante que terá 30 minutos para falar. Após, serão destinados 10 minutos para perguntas e outros 20 minutos para debate.

Serviço:

Quinta-feira (15/09)
Cidade: Alfredo chaves
Local: Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
Horário: 9 às 12 horas
Temas: Produção de palmito, como construir caixas secas para armazenar água, produção de frutas e linhas de crédito.

Cidade: Itapemirim
Local: Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
Horário: 15 às 18 horas
Temas: Florestas extrativistas, produção de palmito, manejo de irrigação e linhas de créditos.

21/09
Cidade: Alegre
Local: Salão Paroquial da Igreja Católica
Horário: 9h as 12h
Temas: Integração Lavoura, Pecuária e Floresta; Silvicultura; Construção de caixa seca; e Linhas de Crédito.

Cidade: Dores do Rio preto
Local: CRAs – Rua Adair Furtado de Souza, s/nº, Centro
Horário: 15h as 18h
Temas: Cafés Especiais, Agricultura Orgânica, Agroindústria e Agroturismo, e Linhas de Crédito.

Compartilhar:

Deixar um Comentário