Reunião da Camex que decidiria sobre a importação do café é cancelada por Temer

0

A reunião da Câmara de Comércio Exterior para analisar a recomendação do Ministério da Agricultura sobre a importação do café do Vietnã,  foi suspensa temporariamente pelo presidente da república, Michel Temer. O encontro estava marcado para acontecer nesta quarta-feira (22) em Brasília.

Mesmo com a suspensão temporária, produtores de café fazem manifestações em vários municípios do Espírito Santo, na Bahia e em Rondônia. Eles são contra a importação de café do Vietnã e querem que a decisão seja suspensa em definitivo.

A importação foi sugerida pela indústria de café do Brasil, alegando que o estoque não é suficiente para atender a demanda do mercado. Já os produtores dizem que tem café suficiente e que as sacas estão estocadas em pequenos e grandes armazéns.

Um estudo feito pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/ES) e outro pela Secretaria de Estado da Agricultura, aponta os riscos fitossanitários e prejuízos financeiros que a cafeicultura brasileira pode sofrer caso o café do Vietnã entre no Brasil. Doenças comuns na cafeicultura do país asiático e que não estão presentes na cafeicultura brasileira, pode comprometer a qualidade dos grãos produzidos aqui no país.

De acordo com o relatório do Crea, a liberação da importação iria desvalorizar o café brasileiro, fazendo com que o preço da saca caísse consideravelmente. Com isso, os produtores acumulariam prejuízos e a economia dos municípios produtores de café ficaria comprometida.

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário