Melhor café conilon brasileiro é de Nova Venécia/ES

0

dsc09627-768x576O sócio da Cooabriel, Edgar Bastianello, do Sítio Chapadinha-Cº Travessia, de Nova Venécia/ES, é o vencedor do concurso Coffee of The Year 2016, na modalidade conilon, e o sócio, Wilson Luciano Mont Mor, do Sítio Raphalys, Cº Afluente Rio Novo – Alto do Rio Novo (ES), alcançou o 3º lugar.

A Cooabriel inscreveu 13 amostras de café conilon dos sócios para participar do concurso, que compôs a programação da Semana Internacional do Café (SIC) 2016, evento realizado de 21 a 23 de setembro, no Expominas, Belo Horizonte-MG, que reuniu todos os elos da cadeia produtiva do café e apreciadores.

Ao falar da importância desta conquista, o colaborador da Cooabriel, José Carlos Azevedo, que acompanhou todas as etapas do evento, destacou que a escolha dos melhores cafés, passaram por duas etapas avaliativas, sendo a primeira com provadores técnicos, onde foram escolhidas as 10 melhores – TOP 10 por cada categoria. E a segunda, foram as notas obtidas a partir do voto popular, onde os visitantes da SIC participaram de degustações às segas da lista dos 10 melhores, com a oportunidade de provarem os cafés e votarem no seu gosto preferido.

Além, de José Carlos, o colaborador Valdecir Shimidt, também participou da feira e avaliou a importância da Cooabriel no evento, especialmente, pela grande representatividade ao café conilon, no stand montado pelo Sebrae-ES, para divulgar as origens produtoras de café do Espírito Santo ( conilon, montanhas capixabas e Caparaó).

Na modalidade café arábica, o primeiro lugar também saiu para o Espírito Santo, sendo vencedor, o produtor, Afonso Donizete Lacerda, de Dores do Rio Preto-ES (Serra do Caparaó).

O Coffee of The Year reuniu amostras nacionais de café, enviadas por produtores de todo o país e provadas por classificadores nacionais e internacionais. Os 10 melhores – TOP 10 ­precisaram atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100, seguindo protocolo da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA, na sigla em inglês) e CQI-Coffee Quality Institute.

Confira abaixo o resultado final do Coffee of The Year 2016:

– Conilon

1º – Edgar Bastianello, Sítio Chapadinha – Nova Venécia – (ES)

2º – Edinilson Alves Dutra , Sítio Boa Vista, Matas de Minas – Manhuaçu (MG)

3º – Wilson Luciano Mont Mor, Sítio Raphalys – Alto do Rio Novo (ES)

– Arábica

1º – Afonso Donizete Lacerda (Sítio Pedra Menina) / Serra do Caparaó – Dores do Rio Preto (ES)

2º – Felipe Gonçalves Pacheco (Fazenda Santa Lúcia) / Cerrado Mineiro – Araxá (MG)

3º – Fábio Protazio de Abreu (Sítio Forquilha Café) / Serra do Caparaó – Espera Feliz (MG)

Cooabriel

Compartilhar:

Deixar um Comentário